sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Na ânsia da ignorância


A realidade presente em nosso cotidiano brasileiro atual nos remete, que a educação, generalizando-a, é falha nos quesitos de acessibilidade por parte dos cidadãos que não tem uma renda considerável suficiente para que possam investir na carreira estudantil dos filhos, isso é fato. Mas, o quê ocasiona e o que impede que isso mude?

Parando para pensar, se a educação é falha, por que os cidadãos não buscam por melhoria, reivindicam seus direitos? Esse é um ciclo da ignorância social que está presente na sociedade brasileira de classe média atual. Todos que não tiveram a sorte de nascer numa família com condições financeiras suficientes para investirem em seu intelecto ou que tenham condições educacionais suficientes para que possam reivindicar o que têm por direito, estão sujeitos a entrar no ciclo da ignorância que vige hoje em dia. Mas, o quê é esse ciclo da ignorância? De acordo com o que já fora comentado, todos os que não tiveram acesso a uma boa educação, crescerão pessoas limitadas, fáceis de se manipular e alienáveis, e, portanto, não serão capazes de romper com o que o sistema atual rege sobre os mesmos. O que acontece então, é que essas pessoas que nascem sem acesso à educação, estão condenadas a serem barradas nesses limites intelectuais a que se submeteram, todavia, crescem sem opinião, sem o poder de argumentar e enfim, tornam-se apenas mais alguns bonecos do sistema, e é exatamente esse o objetivo.

É claro que não tem um culpado, mas um órgão social que com certeza não se pode excepcionar é o governo. Pode-se parecer que o governo dá um tiro no próprio pé quando não investe na educação, passando assim a deixar exposto a população o descaso com a mesma. Porém, não é isso que acontece. Como o investimento com a educação é minoritário, as pessoas crescem e desenvolvem poderes intelectuais inferiores às que são acobertadas pelos governantes. Essas são aquelas que têm dinheiro e tem poder de decisão nos palanques judiciais, essas são as protegidas pela corrupção e isentas por baixo dos panos a qualquer suspeita de que as mesmas tem caráter duvidoso. Já as que são lesadas pelo descaso político com a educação, passam a não ver que estão sendo prejudicadas pelos governantes, e crescem na ilusão de que o Brasil é perfeito, com as miragens criadas pelo carnaval, promessas de paz e melhoria nos direitos básicos que já deviam viger, futebol e projetos falhos que só foram não vetados por ser a fonte de renda que paga as viagens internacionais, carros de luxo e mansões que valem mais que conjuntos habitacionais inteiros dos políticos.

Resumindo, ignorância proporciona ignorância, e enquanto a classe social majoritária brasileira for “burra” o suficiente para não reivindicar seus direitos básicos prometidos na constituição, os políticos sempre ficarão isentos de suspeitas de que são apenas bandidos de terno e gravata por parte desta classe. E é exatamente o que querem, uma população sem voz, domesticada por futebol, alimentada por carnaval e cega para o que está além do que é transmitido pelo seu televisor. Será que essas coisas valem mais que uma vida? Pare pra pensar ;)

Facebook, BBB, Ddtank, Rebelde, Concursos, Tumblr, Brasileirão, Enem, Rebecca Black, Google+, Ryan Dunn, Casey Anthony, Battlefield 3, iPhone 5, Adele, Fukushima, Steve Jobs, iPad, Paula Fernandes, Bruno Mars, Gustavo Lima, Bruna Surfistinha, Katy Perry, Charlie Sheen, Scarlett Johansson, Avril Lavigne, Luan Santana, Michel Teló

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes