sábado, 15 de outubro de 2011

Professor, Parabéns pelo seu dia!


“Mestre não é quem ensina, mas quem de repente aprende”, dizia o escritor mineiro Guimarães Rosa. A relação aluno e professor vai além das explicações das contas de matemática ou das regras gramaticais – a sala de aula é um espaço de troca em que o convívio cria uma interação enriquecedora para ambos. Quem nunca teve um professor que marcou sua vida?

Sem dúvida um dos mais memoráveis professores da nossa história foi Paulo Freire, que transformou a maneira de entender a pedagogia. Doutor honoris causa em 28 universidades, o educador pernambucano consagrou-se como um dos maiores pensadores brasileiros de todos os tempos.

Paulo Freire desenvolveu a revolucionária pedagogia da libertação, que propunha aliar o ensino básico à formação de consciência da condição do indivíduo, a partir de um processo participativo. E arrematava: “Conhecimento não se transfere, conhecimento se constrói.”

Outro grande educador a quem damos destaque é Júlio César de Mello e Souza, que construiu uma nova forma de se ver o universo do números. Já na infância se opunha aos métodos tradicionais de ensino da matemática, e estimulava o aprendizado com aulas performáticas e brincadeiras. Para a felicidade de seus alunos, nunca dava nota zero. “Por que dar zeros se há tantos números? Dar zero é uma tolice”, dizia.

Foi um dos primeiros a adotar a multidisciplinaridade e provou que assuntos difíceis podem ser tratados de maneira lúdica. Apaixonado pela cultura árabe, criou o pseudônimo Malba Tahan, fazendo gerações mergulharem em divertidos desafios matemáticos. Na seção Diversão do site você pode decifrar as histórias deste Calculista das Arábias.

Homenageamos também o ilustre professor Florestan Fernandes, o pai da sociologia brasileira. Ele enfrentou ainda criança grandes dificuldades para estudar, e começou a trabalhar desde os seis anos. Perseverante, consegue entrar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e passa a lecionar na universidade aos 23 anos.

Dizia-se que era extremamente rigoroso, e se estendia mais nos comentários do que as provas que aplicava. Mas, com seu rigor analítico e crítico, desenvolveu teses relevantes sobre as diferenças sociais brasileiras, e militou em defesa do ensino público na Constituinte de 1988. Para o crítico literário Antonio Cândido, Florestan era “modelo para quem aspira a uma sociedade onde cada um possa realizar a sua dimensão verdadeiramente humana”.

No dia dos professores, lembramos também que seu trabalho é fundamental para integrar o indivíduo à sociedade. Com ações educativas direcionadas a pessoas com necessidades especiais, o Instituto Laramara promove o aprendizado para deficientes visuais com muito sucesso.

Outro grande exemplo de ação transformadora é a Casa do Zezinho, um projeto desenvolvido pela pedagoga Dagmar Garroux junto aos jovens do Capão Redondo, Parque Santo Antônio e Jardim Ângela, bairros paulistanos com altos índices de violência. O trabalho da instituição é promover a educação em favor do afeto, da convivência e da formação de indivíduos mais sensíveis que valorizem o que o ser humano tem de melhor.

Fonte: http://www.almanaquebrasil.com.br/
Post: Eriqui Baldin - Críticas com Respeito

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes